Durante os primeiros anos de vida a alimentação é um dos fatores mais importantes para o crescimento, desenvolvimento, saúde da criança. E prevenção de doenças futuras.
Os alimentos devem ter qualidade e quantidades suficientes, para suprir as necessidades básicas da criança. Para alimentar corretamente seu filho, é fundamental que a família esteja preparada para conduzir a transformação alimentar de uma criança que vai do leite materno aos novos alimentos. Conhecer alguns dos princípios da nutrição funcional é fundamental para garantir uma adequada alimentação, caso contrário, a dieta do bebê pode ficar deficiente, prejudicando o seu crescimento.
Pensar em comida para crianças é pensar em alicerce para uma casa, pois da mesma forma que na construção civil a base é quem vai garantir a firmeza e durabilidade de todo o edifício, os nutrientes consumidos e utilizados durante a infância vão interferir diretamente na estrutura corporal e em seu funcionamento.
Na idade adulta quando se pensa em tratamento nutricional pensa-se normalmente em reeducação alimentar, enquanto na infância é possível se trabalhar a educação alimentar. Essa é a fase mais apropriada para ensinar a importância da alimentação e também de criar hábitos alimentares saudáveis. Por isso, desde o início, a alimentação adequada necessária ao bebê já molda o organismo para a próxima etapa e assim por diante.
Este é o meu trabalho: orientar as mães e pais quais os alimentos importantes e permitidos em cada uma das etapas do crescimento e desenvolvimento dos seus filhos.