Cerca de 60 a 70% da composição corporal de um ser humano é água, mesmo assim, nosso corpo não possui reservas, sendo necessária sua reposição de forma continua.
A recomendação da ingestão de água é 35 ml por kg de peso corporal, ou seja, se uma pessoa pesa 60 kg, ela deve beber em média 2,1L.
O ideal é ingerir água ao longo do dia, de forma fracionada, ou seja, a cada 30 minutos devemos tomar mais ou menos 100mL de água. Pois se ingerirmos uma grande quantidade de uma vez só, a maioria será eliminada pela urina.
NÃO! O ideal é não sentir sede! Quando isto ocorre, é sinal de que há perda de líquidos no corpo.
Vai ocorrendo a perda de água do peso corporal. Quanto maior for este percentual, mais risco a pessoa está correndo, desde comprometimento no desempenho, até um colapso ou morte em casos de desidratação.
Claro! Assim como no verão temos que tomar muito cuidado com a ingestão de água até mesmo para prevenir GRIPES, RESFRIADOS … pois o tempo nesta época do ano já está mais seco e ficamos mais susceptíveis a adoecimentos, principalmente das vias respiratórias. BEBA ÁGUA!
Ganhando qualidade de vida!
Após passar o ano de 2018 com alimentação muito ruim e especialmente, um fim de ano bem exagerado, no dia 02 de janeiro fui consultar com nosso nutricionista funcional Lígia Oliveira. Resumindo a história, no retorno em fevereiro já havia perdido 4 kg de gordura corporal. Em março, mais 1kg, e em maio, ganho de 1kg de massa magra. Além disso tive melhoras na disposição, desempenho, dores, refluxo. Como profissional de saúde reconheço a qualidade da nossa Lígia. Recomendo de olhos fechados. Miguel Arcanjo de Assis - Especialista em Fisioterapia Ortopédica e Esportiva