Atender às demandas individuais de cada pessoa é o principal benefício da dieta personalizada. “Não existe um só regime que é bom para todo mundo, já que cada um tem suas preferências gastronômicas. É preciso apenas ter cuidado para identificar a sensibilidade alimentar de cada pessoa, para que não se tenha uma alergia tardia”, afirma a nutricionista funcional Lígia Oliveira.
A gordura no fígado, por exemplo, exige cuidados com a qualidade do alimento que está sendo ingerido. “Não é simplesmente cortar a gordura. É preciso consumir óleos que ajudam o metabolismo, como o azeite de oliva, e diminuir carboidratos simples, como o açúcar e a farinha branca”, observa.
Quem procura o consultório de Lígia para uma primeira avaliação passa por um rastreamento metabólico. O paciente responde um questionário, uma espécie de investigação dos hábitos de vida, rotina e histórico. Só aí ela dá início a um planejamento de cardápio específico.
“Muitas vezes, as pessoas não possuem doenças mas têm queixas regulares, como enxaquecas e fadigas. O consumo em excesso de determinados alimentos, como produtos derivados de leite, por exemplo, podem causar uma hipersensibilidade que causa esses sintomas. O processo inflamatório no intestino impede a absorção de nutrientes. Daí a pessoa fica sem energia e reclama de cansaço extremo”, explica a nutricionista.
Veja alguns desequilíbrios que podem ser melhoras com a dieta funcional:
Reeducação Alimentar
Marquei uma consulta com a Ligia para ser orientado a uma reeducação alimentar. Achei que seria uma consulta como as outras que realizei. Ao decorrer da consulta, fui percebendo aos poucos que a Ligia tem processos bem definidos, utiliza de profundo profissionalismo e aplica formas inovadoras no atendimento. Além de contar meus objetivos, fui surpreendido por um questionário que teria como foco entender minha saúde e organismo antes de formatar o plano alimentar. O bom e sério atendimento, me passou confiança na hora da consulta. Montamos a dieta em conjunto (o que achei ótimo), considerando meus objetivos, meu organismo e os alimentos que gosto. Além de receber uma pasta personalizada que me ajudou a organizar os papéis, recebi indicações de empresas de sucos, farmácias de manipulação, dentre outras sugestões Minha sensação era que eu estava sendo totalmente acompanhado! Por fim, fui muito surpreendido por ela possuir um aplicativo que contém a plano alimentar e dicas de receitas! Achei muito bacana. Durante o processo, ela continua o acompanhamento e com o bom atendimento." Luís Alexandre