O que é a Diabetes? Diabetes é uma doença metabólica caracterizada por um aumento anormal do açúcar no sangue, isso ocorre por alteração na secreção ou na ação da insulina nos tecidos.
A glicose é a principal fonte de energia do organismo, mas quando em excesso, pode trazer várias complicações à saúde. Tais como: doenças do coração, derrame cerebral, insuficiência renal, problemas visuais e difícil cicatrização, dentre outras.
Existem dois tipos de diabetes: tipo 1 e tipo 2. A Diabetes tipo 1 é caracterizada pela deficiência de insulina, por destruição das células β pancreáticas ou por defeito na regeneração dessas células. Estes pacientes dependentes de insulina. Em geral a doença tem início antes dos 30 anos. Já a Diabetes tipo 2 é caracterizada pela a resistência à insulina leva a um defeito no receptor ou pós-receptor e pode ser também uma deficiência relativa de insulina (liberação inadequada ou retardada, devido à função prejudicada das células beta). Como o organismo entende que não há glicose ele aumenta a produção de insulina no fígado. Como o problema é no receptor a glicose não entra na célula, e com isso o organismo estimula a produção de mais glicose, piorando o quadro. O problema inicial pode não ser na produção e sim na ação da insulina. A consequência disso é que a contínua resistência à insulina leva a uma supre estimulação do pâncreas a produzir insulina e com o passar do tempo esta produção declina levando a falência das células do fígado. Acomete principalmente em pessoas obesas acima de 30 anos. Neste caso os indivíduos podem ou não depender de insulina vai depender da evolução da doença.
Estudos mostram os FATORES DE PROTEÇÃO PARA O NÃO DESENVOLVIMENTO DO DIABETES: zinco, vitamina A, E, B3, D, ômega 3, polifenóis. E os de RISCO PARA DIABETES: leite (super estimula a produção de insulina pela sua composição de aminoácidos), produto defumado (nitrosamidas), glúten (aumenta anticorpos contra células beta), soja, açúcar, café, churrasco.
Alguns alimentos importantes para o controle glicêmico:
Batata Yacon (Polymnia sonchifolia): possui alto teor de inulina e FOS (frutooligossacarídeos), baixo índice glicêmico e antioxidante (por ser rico em polifenóis)
Casca de maracujá amarelo (Passiflora edulis flavicarpa): possui alto teor de pectina e mucilagens, niacina, ferro, cálcio e fósforo – diminui a absorção de glicose consequentemente diminui a glicose do sangue após a alimentação.
Banana verde (farinha e biomassa): possui alto teor de amido resistente é fonte de magnésio, cálcio, fosforo, potássio e vitaminas: A, C, B1, B2, B3; clorofila e taninos. Importante no controle e prevenção de DM
Aveia (farelo): fonte de beta glucana uma fibra alimentar de absorção mais lenta e com isso diminui a glicemia de jejum, pós-prandial e insulina.
Sementes oleaginosas: fonte de resveratrol, vitamina E, selênio, manganês, magnésio, arginina, ácido fólico, cobre, zinco; alto teor de gordura mono e poliinsaturada, fibras e baixo índice glicêmico, diminui a glicemia de jejum, pós-prandial, pressão arterial e inflamação.
Alho: diminui a pressão arterial por aumentar a síntese de nítrico e promove vasodilatação; diminui agregação plaquetária; os compostos sulfurados diminuía a produção do organismo de colesterol
Canela: diminui a concentração plasmática de glicose, triglicerídeos, LDL e colesterol total, ativa ação quinase do receptor de insulina e inibe sua desfosforilação aumenta a sensibilidade a insulina;
Aloe vera: possui glucomannan uma substância que melhora a resposta glicêmica; ação anti-inflamatória e antioxidante
A alimentação influencia todo nosso organismo devemos procurar SEMPRE alimentos que tenham ação anti-inflamatória para ajudar o organismo no combate as doenças. Precisamos mudar nossos hábitos alimentares para reduzir os impactos negativos em nossa vida.
Está com a glicose alta? Não consegue controlar? Precisando de ajuda? Com certeza posso te ajudar! Marque sua consulta (31) 99139-4749. #LigiaOliveiraNutri #ComidadeVerdade #Saúde #HealthyLifeStyle #PoderdosAlimentos #nutrindovidasDBM #realizacoach #Diabetes #GlicoseAlta
Reeducação Alimentar
Marquei uma consulta com a Ligia para ser orientado a uma reeducação alimentar. Achei que seria uma consulta como as outras que realizei. Ao decorrer da consulta, fui percebendo aos poucos que a Ligia tem processos bem definidos, utiliza de profundo profissionalismo e aplica formas inovadoras no atendimento. Além de contar meus objetivos, fui surpreendido por um questionário que teria como foco entender minha saúde e organismo antes de formatar o plano alimentar. O bom e sério atendimento, me passou confiança na hora da consulta. Montamos a dieta em conjunto (o que achei ótimo), considerando meus objetivos, meu organismo e os alimentos que gosto. Além de receber uma pasta personalizada que me ajudou a organizar os papéis, recebi indicações de empresas de sucos, farmácias de manipulação, dentre outras sugestões Minha sensação era que eu estava sendo totalmente acompanhado! Por fim, fui muito surpreendido por ela possuir um aplicativo que contém a plano alimentar e dicas de receitas! Achei muito bacana. Durante o processo, ela continua o acompanhamento e com o bom atendimento." Luís Alexandre