Cada dia que passa estamos consumindo mais e mais açúcar através dos alimentos processados. Os produtos industrializados brasileiros têm quantidade de açúcar maior do que os produtos produzidos em outros países, como por exemplo os países europeus e até mesmo o Estados Unidos.
O grande problema é que as pessoas estão tão acostumadas com o açúcar que não conseguem mais sentir o verdadeiro sabor dos alimentos. Vejo no consultório as pessoas adoçando todos os tipos de sucos e vitaminas, mesmo em caso de frutas naturalmente doces como: laranja, banana, abacaxi… mesmo antes de experimentar o alimento, já acrescentam açúcar ou adoçante.
Uma queixa muito frequente é que “precisa” comer doce! Ninguém “precisa” comer doce, mas muitas vezes isso ocorre por desequilíbrio orgânico o corpo começa a pedir “açúcar” por falta de outros nutrientes, tais como: cromo (sensibiliza ação da insulina), Magnésio (melhora o transporte de glicose para dentro das células e a ligação dos receptores com insulina), Zinco (importante na sinalização da insulina), Manganês (Antioxidante), Vanádio (melhora ação da insulina), B6 (necessária para fazer o magnésio entrar na célula), Biotina (controla glicemia, diminui a resistência à insulina), Vitamina C (importante no transporte de insulina além de melhorar a sensibilidade dos seus receptores), Ômega 3 (melhora a sensibilidade a insulina), Ácido lipóico (aumenta captação de glicose), estes são alguns exemplos da importância de termos todos os nutrientes em equilíbrio no organismo.
Outro ponto muito importante é que o açúcar é viciante! Um estudo feito com ratos mostrou que o tempo de abstinência de cocaína e heroína é de aproximadamente 3 a 4 dias já a abstinência causada pelo açúcar é de 14 dias. E na segunda parte do estudo quando foram colocadas soluções com as três substâncias TODOS os ratinhos foram apenas na solução contendo açúcar, ou seja, além de viciar, a “recaída” também é mais recorrente.
E acredito que o mais importante é saber dosar! O ideal é consumir pequenas doses eventualmente! Como já dizia Roger Stankewski: “A diferença entre o veneno e o remédio é a dose”. Está com problema com açúcar? Não consegue perde peso? Precisando de ajuda? Em busca de emagrecimento saudável e duradouro? Com certeza posso te ajudar! Marque sua consulta (31) 99139-4749 #ComidadeVerdade #Saúde #HealthyLifeStyle
Ganhando qualidade de vida!
Após passar o ano de 2018 com alimentação muito ruim e especialmente, um fim de ano bem exagerado, no dia 02 de janeiro fui consultar com nosso nutricionista funcional Lígia Oliveira. Resumindo a história, no retorno em fevereiro já havia perdido 4 kg de gordura corporal. Em março, mais 1kg, e em maio, ganho de 1kg de massa magra. Além disso tive melhoras na disposição, desempenho, dores, refluxo. Como profissional de saúde reconheço a qualidade da nossa Lígia. Recomendo de olhos fechados. Miguel Arcanjo de Assis - Especialista em Fisioterapia Ortopédica e Esportiva