contato@ligiaoliveira.com | Ligue: (31) 99139.4749

Dieta do Tipo Sanguíneo

Em 1998, Dr Peter D’Adamo, lançou um livro “A dieta do tipo sanguíneo”, nele o autor propunha um programa completo de saúde apropriado aos tipos sanguíneos ABO. A teoria da dieta é que há alimentos que estimulam a perda de peso, de acordo com seu tipo sanguíneo. A dieta promete a perda de 6kg em 1mês.

Entretanto, um estudo feito pela Universidade de Toronto, publicado em inglês no ano de 2014, (http://journals.plos.org/plosone/article?id=10.1371/journal.pone.0084749), concluiu que a dieta está associada a efeitos favoráveis em ‘alguns’ fatores de riscos cardio-metabólicos, mas independe do genótipo ABO de um indivíduo, portanto a dieta não é recomendada, não houve evidências que comprovasse a eficácia da mesma durante o estudo. Segundo Dr. Ahmed El Sohemy (Chefe do departamento de Nutrição da Universidade), “a maneira de um indivíduo reagir a qualquer uma das dietas, não tem qualquer relação com o seu tipo de sangue, mas sim com a sua capacidade de manter uma alimentação sensivelmente vegetariana ou pobre em carboidratos”.

Segundo a dieta, pessoas do tipo sanguíneo O, por exemplo, tem dificuldades de digerir lactose, já no estudo houve evidências em indivíduos com outros tipos sanguíneos, ressaltando assim que cada indivíduo é único e independe o tipo sanguíneo. A dieta também mostra uma aversão a alimentos de origem animal em todos os grupos sanguíneos, contudo sabemos a importância da fonte proteica, e seria necessário um acompanhamento nutricional para suprir a falta da mesma. Dietas que prometem o emagrecimento sem saúde devem ser descartadas. Opte sempre por “dar o sangue” em dietas equilibradas e que promovem a saúde.

Entre em contato

Av. Brasil, 84 sl. 1101. Santa Efigênia - Belo Horizonte MG - CEP 30140-001
contato@ligiaoliveira.com
(31) 9139.4749

Que dizem os pacientes?

Mudança de vida

No início do ano senti a necessidade de procurar uma nutricionista, visto o ganho de peso e alguns problemas de saúde.Logo na primeira consulta senti muita confiança na Lígia, pois todas as suas orientações eram sempre muito embasadas e fundamentadas. Logo no primeiro mês as mudanças tanto no meu peso quanto na minha saúde foram evidentes. Todos os meus exames retornaram à normalidade. A Lígia é uma ótima profissional, competente e engajada com a profissão, o que me faz querer continuar com a orientação nutricional. Isabela Marques Caldeira

TODOS OS DEPOIMENTOS