Em 1998, Dr Peter D’Adamo, lançou um livro “A dieta do tipo sanguíneo”, nele o autor propunha um programa completo de saúde apropriado aos tipos sanguíneos ABO. A teoria da dieta é que há alimentos que estimulam a perda de peso, de acordo com seu tipo sanguíneo. A dieta promete a perda de 6kg em 1mês.
Entretanto, um estudo feito pela Universidade de Toronto, publicado em inglês no ano de 2014, (http://journals.plos.org/plosone/article?id=10.1371/journal.pone.0084749), concluiu que a dieta está associada a efeitos favoráveis em ‘alguns’ fatores de riscos cardio-metabólicos, mas independe do genótipo ABO de um indivíduo, portanto a dieta não é recomendada, não houve evidências que comprovasse a eficácia da mesma durante o estudo. Segundo Dr. Ahmed El Sohemy (Chefe do departamento de Nutrição da Universidade), “a maneira de um indivíduo reagir a qualquer uma das dietas, não tem qualquer relação com o seu tipo de sangue, mas sim com a sua capacidade de manter uma alimentação sensivelmente vegetariana ou pobre em carboidratos”.
Segundo a dieta, pessoas do tipo sanguíneo O, por exemplo, tem dificuldades de digerir lactose, já no estudo houve evidências em indivíduos com outros tipos sanguíneos, ressaltando assim que cada indivíduo é único e independe o tipo sanguíneo. A dieta também mostra uma aversão a alimentos de origem animal em todos os grupos sanguíneos, contudo sabemos a importância da fonte proteica, e seria necessário um acompanhamento nutricional para suprir a falta da mesma. Dietas que prometem o emagrecimento sem saúde devem ser descartadas. Opte sempre por “dar o sangue” em dietas equilibradas e que promovem a saúde.
Ganhando qualidade de vida!
Após passar o ano de 2018 com alimentação muito ruim e especialmente, um fim de ano bem exagerado, no dia 02 de janeiro fui consultar com nosso nutricionista funcional Lígia Oliveira. Resumindo a história, no retorno em fevereiro já havia perdido 4 kg de gordura corporal. Em março, mais 1kg, e em maio, ganho de 1kg de massa magra. Além disso tive melhoras na disposição, desempenho, dores, refluxo. Como profissional de saúde reconheço a qualidade da nossa Lígia. Recomendo de olhos fechados. Miguel Arcanjo de Assis - Especialista em Fisioterapia Ortopédica e Esportiva