contato@ligiaoliveira.com | Ligue: (31) 99139.4749

Glutamato Monossódico: O Sabor Que Mata!

GMS, glutamato de sódio ou realçador de sabor são alguns dos nomes utilizados para se referir ao Glutamato Monossódico. Esse componente, comumente encontrado em comidas prontas e fast-foods, são utilizados a fim de melhorar o sabor.

De acordo com pesquisas, ele pode ser classificado como uma substância que estimula as células a ponto de danificá-las ou matá-las, podendo ocasionar dores de cabeça, aceleração dos batimentos cardíacos, dores no peito, dormência ou formigamento no rosto e pescoço, asma, palpitações, sudorese e alguns tipos de cânceres, tais como: boca, língua, garganta, estômago e intestino. Além disso, pode desencadear ou contribuir para piorar outras disfunções já existentes, como por exemplo, Alzheimer, dificuldades de aprendizado e Doença de Parkinson.

Como ele age?

Ele aumenta nossas papilas gustativas para sentirmos o sabor dos alimentos de forma mais intensa e assim, nosso cérebro é enganado. Ele faz com que cada vez mais optemos por alimentos com esses determinados sabores (chamado umami), consequentemente aumentamos o consumo destes para nos satisfazer.

Quais alimentos possuem Glutamato Monossódico?

-Molhos e condimentos prontos, enlatados ou instantâneos;
-Alimentos em conserva;
-Salgadinhos industrializados;
-Comida congelada;
-Ketchup;
-Comidas prontas;
-Sopas em pó ou enlatadas;
-Caldos para carnes, aves e peixes;
-Carnes e linguiças curadas e defumadas;
-Temperos e especiarias prontos e industrializados;

Confira sempre os ingredientes dos produtos que você for comprar, já que é obrigatório por lei constar na lista de ingredientes dos alimentos industrializados a presença de GMS! Este componente deve ser evitado!!! Você vai sentir-se melhor e contribuirá para um bem-estar diário.

Entre em contato

Av. Brasil, 84 sl. 1101. Santa Efigênia - Belo Horizonte MG - CEP 30140-001
contato@ligiaoliveira.com
(31) 9139.4749

Que dizem os pacientes?

Indicação

Há dois anos indiquei para a nutricionista Lígia, um cliente meu, 72 anos, com artrose grave em ambos joelhos, dificuldade de locomoção e obeso. Após esses dois anos o paciente apresentou considerável perda de gordura corporal (20kg), e um ganho de massa muscular importante, aspectos que contribuíram muito para a melhora da sua mobilidade e dores do joelho e pés. Esse trabalho em conjunto, do meu tratamento com o tratamento da Lígia, deu muito fruto. Muito obrigado Lígia, pela parceria nesse caso. Sem sua contribuição o resultado não seria tão satisfatório. Miguel Arcanjo, Fisioterapeuta.

TODOS OS DEPOIMENTOS