Ainda estamos na primavera mas este ano o calor já chegou com força. Com as altas temperaturas é normal o apetite ficar mais reduzido e o cuidado com a alimentação pode ser deixado de lado. Uma boa saída para isso são as diversas opções de sucos nutritivos e saborosos que alimentam e cuidam de deixar a hidratação em dia.
A nutricionista Lígia Oliveira explica que os sucos são uma pedida refrescante para se nutrir e hidratar nos dias mais quentes. “Melhor que usar sucos é usar a própria fruta, mas o suco pode ser uma boa opção, sim. É uma alternativa de bebida dotada de nutrientes e livre de química.” A especialista recomenda que a melhor forma de se preparar sucos aproveitando todos os seus benefícios é usar frutas frescas preferindo as da época e, se possível, às orgânicas.
Outra dica é não adoçar as bebidas. “Para aquelas frutas mais ácidas, como limão e maracujá, o ideal é usar a água de coco natural. Ao mesmo tempo em que ela adoça a preparação, mais nutrientes são acrescentados”, diz Lígia. Para aumentar o potencial dos sucos, a nutricionista indica o uso de uma fruta para cada 200 ml de água ou água de coco, pois assim, a mistura fica mais concentrada e nutritiva, além de matar a sede. “Também é aconselhado que os sucos sejam consumidos na parte da manhã e como lanches intermediários entre as refeições principais.”
Os sucos funcionais são aqueles com propriedades específicas que, além dos benefícios já citados, podem ajudar a prevenir e tratar de diversas doenças. Quando são acrescidas de folhas verdes escuras, por exemplo, aumenta-se a quantidade vitaminas do complexo B e mais minerais, principalmente o magnésio. Alguns deles também são ótimos aliados estéticos podendo ter, entre outros, funções diuréticas ou antienvelhecimento.
Confira na galeria abaixo, sete receitas de sucos funcionais, extraídas do livro 100 sucos com poderes medicinais, do químico e fitologista Lelington Lobo Franco.
Qualidade de Vida