contato@ligiaoliveira.com | Ligue: (31) 99139.4749

Dicas para a comida japonesa ser, de fato, uma pedida saudável!

Já há algum tempo, a comida japonesa virou um hábito para os brasileiros, agradando pessoas de todas as idades. Muitos acreditam que, por ser feita com alimentos naturais e nutritivos, como peixes, frutas, legumes e algas marinhas, pode ser consumida à vontade. Mas, a história não é bem assim devido a uma série de fatores. Para começar, o  arroz – que compõe a alma da culinária, o sushi  – é preparado com grande quantidade de açúcar, sal e vinagre. Além de lançar mão do arroz branco, pobre em fibra, a iguaria ainda é acrescida de açúcar, ingrediente que aumenta ainda mais o índice glicêmico, e de sal, responsável pela absorção desses carboidratos.

Outro ponto negativo da ingestão em excesso é a utilização dos molhos soyo, que possui grande quantidade de sódio – mesmo o light -, e do tarê, que tem muito açúcar. Há ainda a presença do glutamato monossódico,  realçador de sabor muito utilizado nesses molhos, cujos estudos relacionam seu uso com a maior incidência de câncer de garganta e língua. Há também, a utilização do cream cheese e de outros queijos, a exemplo do chedar, que agregam gordura ruim ao alimento e aumentam a inflamação do organismo.

Minha ideia para discorrer sobre esse tema, entretanto, não é para falar mal da comida japonesa e, sim, tecer orientações acerca do seu consumo e sugestões nutritivas:

1) Dê preferência ao sashimi, prato elaborado apenas com o peixe cru, pois assim você irá consumir maior quantidade de proteína e de gordura boa ao organismo. Além disso, conta com propriedades anti-inflamatórias e contribui para baixar a pressão arterial.

2) Opte também pelas preparações que utilizam alga, como hossomaki, uramaki e temaki. As algas são fontes de iodo, lignanas e fitonutrientes importantes para o metabolismo e saúde do organismo.

3) Evite as opções fritas: hot´s, tempurá. São altamente inflamatórias por combinar gordura em alta temperatura e carboidratos, o que  aumenta a produção de substâncias tóxicas (acroleina) ao organismo e AGE´s, espécies reativas de oxigênio, que aumentam o estresse oxidativo e, consequentemente, a possibilidade de câncer.

4) Abuse dos temperos: wasabi, raiz forte (por ser um potente bactericida), gengibre (excelente antiinflamatório, antioxidante, desintoxicante) e conserva de pepino (diurética).

5) Cuidado com a procedência do salmão consumido. Muito se questiona sobre a possibilidade de contaminação por mercúrio.  Outro fator que deve ser levado em conta é a baixa quantidade de ômega presente nesse tipo de peixe no Brasil, que é criado em cativeiro.

6) Como costumo falar com meus pacientes, pode-se comer um pouco de tudo! O importante é ter moderação.  Não deixar que o de vez em quando vire um de vez em sempre. A comida japonesa no Japão é utilizada em datas comemorativas, ou seja, devemos comer de forma pontual e não diariamente.

Clique para ver a matéria na íntegra!

Matéria escrita para o site: www.lucianaavelino.com.br

Entre em contato

Av. Brasil, 84 sl. 1101. Santa Efigênia - Belo Horizonte MG - CEP 30140-001
contato@ligiaoliveira.com
(31) 9139.4749

Que dizem os pacientes?

Reeducação Alimentar

Marquei uma consulta com a Ligia para ser orientado a uma reeducação alimentar. Achei que seria uma consulta como as outras que realizei. Ao decorrer da consulta, fui percebendo aos poucos que a Ligia tem processos bem definidos, utiliza de profundo profissionalismo e aplica formas inovadoras no atendimento. Além de contar meus objetivos, fui surpreendido por um questionário que teria como foco entender minha saúde e organismo antes de formatar o plano alimentar. O bom e sério atendimento, me passou confiança na hora da consulta. Montamos a dieta em conjunto (o que achei ótimo), considerando meus objetivos, meu organismo e os alimentos que gosto. Além de receber uma pasta personalizada que me ajudou a organizar os papéis, recebi indicações de empresas de sucos, farmácias de manipulação, dentre outras sugestões Minha sensação era que eu estava sendo totalmente acompanhado! Por fim, fui muito surpreendido por ela possuir um aplicativo que contém a plano alimentar e dicas de receitas! Achei muito bacana. Durante o processo, ela continua o acompanhamento e com o bom atendimento." Luís Alexandre

TODOS OS DEPOIMENTOS