O documentário produzido pelo cineasta brasileiro Sílvio Tendler, que denuncia sobre o uso indiscriminado de agrotóxicos na agricultura brasileira, que desde 2008 é a recordista mundial no uso desses agentes químicos, estima-se que cada brasileiro consome em média 5,2 litros de agrotóxicos por ano. Mais de um milhão de toneladas de agrotóxicos foram despejados nas lavouras em 2010, de acordo com dados do Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para a Defesa Agrícola.
O filme também denuncia as consequências desastrosas do uso abusivo de venenos na produção de alimentos, tanto para a saúde dos trabalhadores que os aplicam quanto para os consumidores, e os malefícios econômicos, sociais e ambientais.
O filme retrata deforma muito realista a questão do uso indiscriminado dos agrotóxicos, sobretudo nas lavouras monoculturais brasileiras, destinadas à exportação. Denunciando uso de agrotóxicos, muitos deles proibidos em outros países pelas consequências absolutamente danosas causadas à saúde humana, animal e vegetal.
O que você anda comendo?
Indicação
Há dois anos indiquei para a nutricionista Lígia, um cliente meu, 72 anos, com artrose grave em ambos joelhos, dificuldade de locomoção e obeso. Após esses dois anos o paciente apresentou considerável perda de gordura corporal (20kg), e um ganho de massa muscular importante, aspectos que contribuíram muito para a melhora da sua mobilidade e dores do joelho e pés. Esse trabalho em conjunto, do meu tratamento com o tratamento da Lígia, deu muito fruto. Muito obrigado Lígia, pela parceria nesse caso. Sem sua contribuição o resultado não seria tão satisfatório. Miguel Arcanjo, Fisioterapeuta.