contato@ligiaoliveira.com | Ligue: (31) 99139.4749

Celulite: como nutrição pode ajudar?

A celulite é uma inflamação das células, relacionada a alterações na circulação que promovem mudanças no tecido adiposo, bem como nas estruturas de colágeno deixando a pele com aspecto ondulado em algumas áreas do corpo. Afeta principalmente as mulheres em cerca de 85% a 98% após a puberdade. Uma das principais causas desse desequilíbrio é o consumo dos alimentos chamados de pró-inflamatórios (açúcar, adoçantes, balas, sorvete, biscoitos, bolo,  refrigerantes, leite e derivados, carnes gordurosas, sal, alimentos refinados (branco): pão, macarrão, arroz , farinhas e alimentos alergênicos), alterações hormonais e alterações da função intestinal , além dos fatores externos como falta de exercícios físicos, cigarro, álcool, estresse, medicamentos e poluição.

Como a nutrição pode auxiliar a manter o equilíbrio da estrutura da pele?

  • 1. Ingerir alimentos fonte de silício (aveia, banana, avelã, feijão, salsa, arroz integral, cogumelos), que tem a função de manter a estrutura do colágeno, pois une os aminoácidos do colágeno às fibras elásticas ou seja reorganiza as fibras de sustentação da pele e previne a formação das ondulações.
  • 2. Ter uma dieta antioxidante, rica em vitaminas e minerais (que podem ser encontrados em frutas, verduras e legumes, preferencialmente orgânicos).
  • 3. As frutas vermelhas e roxas (amora, mirtilo (blueberry), framboesa, morango, jabuticaba, uva…), fontes de antocianinas que agem associada a vitamina C para fortalecer o colágeno e, consequentemente, a estrutura da pele. Além do poder antioxidante que impedem o dano oxidativo da pele.
  • 4. Folhas verde escura (espinafre, couve, rúcula …) são fonte das vitaminas do complexo B e clorofila, melhoram a circulação e destoxificam o organismo.
  • 5. Melancia, Tomate, Goiaba, Mamão por serem alimentos ricos em licopeno, pode ajudar a fortalecer a pele prevenindo a perda de colágeno e mantendo sua estrutura. O colágeno age como uma barreira, impedindo que as células de gordura atinjam a camada superior da pele causando celulite.
  • 6. Hidratar-se adequadamente (beber água ao longo do dia todo e não só em um único horário). É importante que seja feita a hidratação com ÁGUA e evitar uso de sucos de caixinha, sucos em pó e refrigerantes, pois são produtos industrializados. Esses produtos contêm muitos aditivos químicos (corantes, conservantes, adoçantes), ou seja, … –antes e mais…-antes que são substâncias estranha para nosso organismo! Isso gera ainda mais sobrecarga e consequentemente mais processo inflamatório, gerando assim mais celulite!
  • 7. Evitar os alimentos ricos em açúcar e farinha branca, pois o alto índice glicêmico induz a rápida liberação de insulina, que tem o efeito de responsável por estocar o excesso de açúcar na forma de gordura. Este efeito compromete e estrutura do colágeno (as fibras de sustentação da pele), reduzindo a sua elasticidade.
  • 8. Gorduras extra virgem (azeite de oliva e óleo de linhaça): tem ação antiinflamatória, ou seja, combate os edemas acarretados pela celulite.
  • 9. Castanha do Pará fonte de selênio que protege a pele e sua elasticidade, além de agir quase como um antioxidante reduzindo a inflamação causada pelos radicais livres, principal fator do envelhecimento celular.
  • 10. Proteínas (peixes, ovo, frango orgânico) fornecem aminoácidos essências para produção do colágeno e aumento da massa muscular que, junto com a perda de peso, diminuem a aparência da celulite. Ovos e Missô são ricos em lecitina importante para a formação da parece celular, regulando a entrada e saída de água das células.

O importante não é tratar os sintomas e sim a causa deles! Acrescente alimentos no dia-a-dia que: melhorem a circulação e diminuem a inflamação das células. Além disso cuide adequadamente da hidratação, pois com esses cuidados podemos melhorar muito o aspecto da pele resultando a diminuição do grau de celulite. Agende agora uma consulta: 31 9139-4749 para um plano alimentar individualizado com garantia de saúde, bem-estar e autoestima.

Clique para ver esta matéria também no site de Luciana Avelino

Texto exclusivo do site Lígia Oliveira – Nutricionista Funcional em BH

Entre em contato

Av. Brasil, 84 sl. 1101. Santa Efigênia - Belo Horizonte MG - CEP 30140-001
contato@ligiaoliveira.com
(31) 9139.4749

Que dizem os pacientes?

Qualidade de Vida

 Vera Cruz Oliveira Brandes
Há dois anos venho construindo minha reeducação alimentar. Tenho o privilegio de ser orientada por uma competente profissional, nutricionista funcional, Ligia Lourenço Oliveira.
     Ligia levou a livrar-me de 22 kg de gordura e 25 kg de peso. Como? Através  destas propostas que cumpro com muito foco e atitude:
_ Fazer comidas simples, saudáveis e gostosas,
_ Fazer atividades fisicas pelo menos duas vezes por semana,
_ Aprender a gostar de uma variedade de alimentos, fazendo experiências de conhecer novos sabores,
_ Aprender a levar alimento saudável quando saio de casa,
_ Nao colocar desculpas e deixar de fazer o que é saudável,
_ Conhecer o alimento pelo seus nutrientes,
_ Nao comer alimento com gluten e nem leite de vaca,
_ Aprender a fazer o uso de outras farinhas e outros leites,
_ Lembrar sempre que o foco é meu e não ficar doutrinando o outro, apenas informa-lo,
     Tomei atitude e passei a levar isto pro meu cotidiano.
     Melhoraram  minhas dores nas articulações,  minha disposição,  o prazer de me alimentar bem e diminuiu
 a numeração da minha roupa.
     Vejam que os resultados vieram mesmo.
     Tive orientações também,  com Diva Matuck,  nas ofinas do Emagre- Ser, dando-me base emocional para
enfrentar o novo. Obrigada, Diva, à você também.
        Agradeço, em especial,  à voce, Ligia Lourenço Oliveira, por tudo que me orienta e acredita que me faz bem.            Você é demais. Sucessos é o que lhe desejo, sempre.
        Abraço carinhoso, Vera.

TODOS OS DEPOIMENTOS